segunda-feira, dezembro 08, 2008

Quem é verdadeiro não merece castigo


Estive muito tempo a pensar quando faria este post, esse dia chegou finalmente.


Mais do que um antes, durante e pós do Sporting-Bolonha dos quartos de final da Taça UEFA 1990/91 este vídeo é um símbolo de todo um período fantástico na grandiosa historia do futebol português onde os blogs humoristas de futebol actuais não eram necessários. Havia quem fizesse a festa atira-se os foguetes e apanhasse as canas. O senhor presente no vídeo é um desses homens.

Sousa Cintra, mais do que um empresário de cervejas com constante charuto na mão, um homem que levou o adjectivo "genuíno" a um um outro nível.

Neste vídeo são visíveis muitas coisas, passo a enumerar por ordem cronológica:


- para alem do pormenor dos telefones, alguém me explica o que é "...a onda lá do Sporting"? Há um tipo de onda leonina que desconheço?


- repararam na pergunta do jornalista? vejam lá se na altura não pairava no ar os rebuçados e bombons. Sousa Cintra é que é um homem poupado, um galhardete e já gozas. Está visto que não foi culpa dele o estado actual do clube...


- nada separa Sousa Cintra do seu charuto, nem conduzir e falar ao telefone ao mesmo tempo.


- a conversa no balneário antes dos jogos é, como todos nos sabemos, um pormenor fundamental e Sousa Cintra não leva esse trabalho de animo leve. Palavras de ordem como "Careca vais partir tudo!" e a atitude de "Marinho cala-te com essa conversa de Deus nosso senhor nos proteja que hoje é goleada!" são exemplo de como o SCP era bem governado na altura, e sempre com o charuto!


- um certo senhor queixou-se há algum tempo de que ver jogos na tribuna presidencial o impedia de exprimir os seus verdadeiros sentimentos devido ao protocolo. Sousa Cintra não deixa um pormenor como esse estragar-lhe a festa...


- ainda no seguimento, manter as boas relações com a comitiva adversaria é bastante importante por isso nada melhor que acusa-los de comprar o arbitro. Italianos e tal nunca de fiar né Zé?!


- com quem vale a pena manter as boas relações são com os convidados de honra...


- "Só via uma coisa, cifrões à minha frente!" com gente desta por ali ainda se admiram do estado actual das coisas...


- no final, a cereja no topo do bolo, jantar com os verdadeiros protagonistas - os árbitros, qual Gomes, qual Careca, estes sim homens "...que o Sporting não vai esquecer o trabalho desenvolvido hoje em Alvalade.".


Outras conclusões tirem vocês mesmos. Eu ainda me estou a rir para não chorar...mas sempre com charuto!

Sem comentários: