domingo, junho 22, 2008

E eu estou espantado

Para não falar de futebol, senão tinha de insultar meio-mundo, vou deixar aqui uma critica à maneira como se vive o desporto.

Ora vendem-nos a patranha, que o desporto serve para criar um espírito de competição saudável, que em vez de serem violentas as pessoas são felizes, a apoiar a sua equipa ou atleta.

Tretas....

Não preciso de referir exemplos futebolísticos porque desses há muitos, venho trazer o que será por ventura o desporto mais hardcore(sim eu podia usar a palavra extremo, mas hardcore soa melhor) em Portugal, não não estou a falar do râguebi/rugby(esta fica a descrição do leitor). Estou sim a falar desse desporto vivido de maneira tão volátil(ah belo trocadilho) que é o Hóquei.

Quem viu a final do campeonato Português de Hóquei. percebe do que falo, o jogo era um Benfica- Porto, que terminou com uma vitória para os dragões, que se consagraram pela 7º vez campeões nacionais(mais um para o dragão???). Nos últimos 10 minutos(que foi o que eu apanhei) de jogo eu julguei no entanto que estava a ver os American Gladiators, ele era empurrões, murros, stickadas, rasteiras, enfim toda uma panóplia de caricias amigáveis e fraternas.

Mas o auge do pacifismo, não está no campo, está nas bancadas, nos últimos minutos de jogo, o comentador diz a seguinte frase, "Está neste momento a haver uma carga policial na bancada da claque do Benfica", uma filmagem do cameraman confirmou isso mesmo, uma bancada de um campo de hóquei a ser varrida pela policia, porque as coisas começavam a azedar entre os adeptos do FCP e do SLB.

No entanto o verdadeiro ex-libris do fair play, aconteceu fora do estádio. Incendiaram, com um cocktail de molotov, o autocarro dos adeptos do FCP.

Isto para mim é simplesmente genial. Não só demonstra como o desporto não é uma coisa pacifica, como, sejamos francos, queimar um autocarro não é fácil, aquilo ainda é grande!!(Já agora dai a piada com volátil, caso haja alguém mais distraído) Podiam ter-se limitado a bater uns nos outros, bater nos jogadores, vandalizarem um caixote do lixo, uma paragem de autocarro, etc, não queimaram um autocarro.(este blog condena todo o tipo de violência, excepto quando direccionadas a algumas pessoas)

E ainda me dizem que o desporto une os povos? Se isto se passa durante um jogo de hóquei, com pessoas do mesmo pais, até tenho medo de um jogo de hóquei internacional.

Agora que penso nisso, o tio Adolfo não foi envergonhado nos jogos olímpicos de 1936? Será que foi por culpa do Jesse Owens, ou houve um jogo de hóquei (que a história não conhece) contra uma equipa judaica???

1 comentário:

J.V disse...

tem toda a razão senhor Offtopic nesse seu post, agora eu que não o veja a dizer mal do Hoquei, esse grande desporto amado pelos portugueses e que eu em tempos idos pratiquei, na GRANDE Associação Académica da Amadora.
esses golpes de sticks e canelas é tudo perfeitamente normal... perfeitamente normal!!!