segunda-feira, agosto 25, 2008

Trabalho e trabalho...

Como os leitores do blog já devem ter reparado, os elementos que aqui "representam" o clube encarnado nunca realizaram uma análise detalhada acerca das transformações que decorreram, e ainda estão a decorrer, nesta nova temporada. Falo por mim, ainda bem que não o fiz, infelizmente nós benfiquistas carregamos com uma grande quantidade de passado às costas e esse facto é muitas vezes causador de desmesuradas ilusões que projectamos para a equipa.
Faço aqui um parêntesis, a palavra ilusão no nosso treinador é uma constante, fico satisfeito por isso é sinal que está consciente do que lhe pedem, não só os dirigentes como todos os benfiquistas.
A pré-época foi (como de costume) criadora dessas ilusões, contudo quer me parecer que um dos grandes esforços de Rui Costa é que as expectativas não sejam demasiado elevadas, que se sonhe sim mas com calma.
Dei por mim a ver os jogos da pré-época juntamente com o falso lento e termos muitas vezes referido que esta época estamos de facto diferentes, há argumentos, há capacidades, há jogadores fundamentalmente mas é preciso trabalho, e Quique precisaria de mais tempo.
Depois do jogo de hoje penso que os benfiquistas percebem a real situação da equipa. A pré-época vale do que vale, cada um dá a relevância que quer consoante o resultado. Infelizmente os testes realizados pelo Benfica (depois de ter já um onze base mais ou menos definido) foram com equipas que gostam de impor o seu jogo, até o próprio Guimarães. Isto dá ao Benfica oportunidades que uma equipa com um modelo de jogo defensivo, num contra-ataque constante não permite. O jogo mental é muito mais puxado, basicamente o modelo que caracterizou o Benfica da época passada: Todos ao molho e fé em Deus, não pode ser nunca a solução.
Portanto, o resumo que faço da pré-época é que gostava de ter visto jogos contra equipas com modelos semelhantes, mas volto a repetir, ela vale do que vale.
Incidindo agora sobre o jogo de hoje, é preciso ter em conta um diverso número de factores que espero eu não levem como tentativa de branqueamento.
Pela primeira vez o Benfica viu-se confrontado com uma substituição forçada logo de inicio, quer queiramos quer não é um factor condicionante e logo Carlos Martins que tão boas referencias tem dado nos últimos tempos. As próprias condições do jogo não foram as ideais, a quantidade de passes falhados sucedia-se de parte a parte devido as condições climatéricas. Felizmente a táctica do chuveiro já não se pratica pós lados da Luz, porém quando se tem um modelo assente na circulação de bola por todos, estas condicionantes acabam por causar o seu estrago. Mas adiante, apesar de nunca ter feito observações sobre as escolhas de Quique, tenho de realizar agora alguns apontamentos.
Por muito que me custe não posso divinizar Flores e tenho de referir coisas que me começam a parecer teimosias (e bato com muita força na madeira) próprias, Aimar nunca pode ser colocado ao lado de Cardozo, não se trata de jogar mal é simplesmente não jogar de todo, não tem espaço para o fazer, perde-se no meio dos centrais e assim que Carlos Martins saiu deixámos de possuir alguém que colocá-se a bola no ultimo terço, pior emenda que o soneto, Filipe Bastos não serve para essas funções nem pouco mais ou menos, coitado do puto...
Quique não lidou bem de facto com a saída de Martins, teria feito muito mais sentido ter metido logo Balboa e colocado Amorim no meio onde faria muito mais (supostamente) que Filipe Bastos. Enfim, foram minutos deitados à rua, felizmente na segunda parte Flores percebeu estas dificuldades.
É óbvio então para todos que o onze com que o Benfica terminou o jogo é bem mais produtivo. Aimar tem de estar atrás doS avançadoS, dê por onde der Quique tem de arranjar modo que jogue ao lado de Carlos Martins. Falta agora estabelecer os extremos, acho que deu para ver que é o lado direito que mais necessita desde género de jogador visto que Maxi não é um Léo, para muita pena minha que gosto de Urreta e privá-lo do onze custa.
Em relação à defesa vamos la ver uma coisa, o Luís grande e o Katso já andaram à porrada, é natural que o seu entendimento não seja o melhor, e por amor de Deus, bem sei que a velha máxima é que o Benfica nunca se adapta ao adversário e sim ao contrario mas, meus senhores, avançados pequenos e rápidos para o Luisão é mentira! O homem é estático! Espantalhos teriam maior mobilidade...
Pra terminar uma palavra de apreço a Quim e Léo que continuam a não ter problemas.
O empate quer queiramos quer não assenta no que o Benfica fez, precisou de um golo para acordar, esperemos que não se repita. Parabéns ao Rio Ave!

PS: Nuno Golos estarás de volta? Ou foi só a resposta que arranjaste para o que se tem passado no Fórum Benfica?

Sem comentários: