quinta-feira, julho 24, 2008

Loureiros, Apitos e Mística

Devido a responsabilidades académicas, o meu trabalho escrito para o blog tem decrescido nos últimos tempos, felizmente já meti essas dores de cabeça para trás das costas e assim sendo a minha disponibilidade sofreu um aumento considerável. No entanto, a minha vontade para escrever este post não é de agora, faltava-me só aquela gota para transbordar o copo, esta noticia fez também a sua parte para que tal acontece-se.
Indo directo ao assunto, já devem ter reparado que blog tem-se distanciado um pouco destas questões jurídicas, o motivo prende-se em grande parte porque esta mer** mete-nos um tal nojo e revolta que só o desprezo nos protege de ataques compulsivos de urticaria. Contudo, decidi deixar aqui um cheiro do que me vai na cabeça.
A Justiça em Portugal...danone, como sabem, não necessito de vos contar esta história do Apito Dourado/Final. Nem vou ao ponto de achar que é preciso culpados, apenas as coisas estão em cima da mesa de tal maneira que só mesmo quem não quer ver é que ainda não admite que se passa algo de muito errado no futebol português.
Posto isto, passo ao alvo deste post que é o inconfundível Major (?) Valentim "não se metam comigo se não..." Loureiro. Aliás ele não é bem o meu alvo, é mais toda a "mística" (que a revista do Benfica me perdoe) que dão ao personagem, como se de um pequeno maluquinho se tratá-se, dando-lhe carta branca para dizer qualquer género de barbaridade, é contra essas pessoas que me insurjo neste post.
Estava no outro dia a navegar pelo Youtube quando me lembrei das entrevistas que este Major já nos teve a amabilidade de presentear. Tirando a de Mário Crespo e de Manuela Moura Guedes, esta última diga-se com grande vontade de meter o Valentim na cadeia, (Manela se conseguires tal feito prometo nunca mais dizer mal das tuas operações faciais) sobra o debate dos Prós e Contras. É este último que serve de cobaia para as minhas reflexões.
Eu estou a olhar para a Fátima Campos Ferreira e a dada altura dou por mim a perguntar "Fátima porque raio estás a rir? Isto não tem piada! O homem está a gozar contigo, com a audiência (ok com o Dias Ferreira pode gozar) e com os milhares de portugueses que tem a infelicidade de estar a visionar tamanha palhaçada."
Porque sejamos sinceros portugueses, homens como Valentim Loureiro dão outra "pica" à nossa televisão, dão-nos motivos para rir, temas de conversa nos cafés, um diverso número de coisas que gostamos de comentar uns com os outros quando na verdade devíamos estar enojados com tamanha falta de vergonha. Homens com o curriculum deste senhor só comprovam a porcaria que está instalada no nosso futebol, isso sim!
A culpa não é só deles, a culpa é também nossa por continuarmos a menosprezar os impactos que estes senhores causam, por continuarmos a achar piada quando começam a ameaçar de porrada verbal todos que se opõem.
Para não falar da arrogância que também achamos hilariante "Hoje o Valentão disse que ia ganhar 15-0 aos tribunais." "LOL é um maluco!" Esquecem-se é como esses 15 a O são obtidos, mas isso também não importa nada, mas que gostavam de ver o vídeo dele a ameaçar a advogada da procuradoria geral isso gostavam. Continuem a dar-lhes a importância indevida e depois admirem-se disto continuar na mesma.
Resumindo, sangue é o que vende neste país, disso ninguém tem duvidas, mas esse mesmo sangue camufla uma serie de irregularidades que continuamos a achar pertencentes a um mundo menor, o do futebol, como tal sem qualquer relevância para o nosso dia-a-dia, para a nossa sociedade.
Tenho pena dos que ainda assim pensam, pode ser que um dia percebam que o futebol tem as suas teias em pelo menos três ministérios em Portugal, para não falar no poder autárquico mas isso são outras cowboiadas.

Sem comentários: