segunda-feira, junho 02, 2008

Ave Caesar, morituri te salutant!

Seria esta a mítica frase, que os gladiadores romanos diriam ao Imperador no inicio dos seus combates. Apesar de ser pensar ser um costume extinto, isto é pura mentira, ora vejamos.

Em primeiro lugar todos sabemos que vão começar os grandes combates de gladiadores internacionais, este anos as arenas serão entre a Germânia e as terras do Helvécios. A comitiva de gladiadores portugueses já terão partido para a guarnição de Neauchatelum onde aguardam os seus primeiros combates que serão realizados contra os Partas. Antes de saírem do pais foram recebidos pelo grande Imperador português Aníbal Cavacus Silvae, que tem uma curiosa ascendência púnica a julgar pelo seu prenomen.

Neste momento o Lanista, Luisius Filipus Scolaris, também ele antigo gladiador, mostrando recentemente, num jogo contra os bárbaros de leste que ainda sabe algumas manhas da profissão, promete que o todos no nosso grupo farão um bom espetáculo e que nunca darão clemencia, nem a esperam dos seus adversários pois a morte é mais honrosa.

A chegada destes valoros homens a terras Helvécias não passou despercebida dos Hoi Polloi do Império, que ai residem como forma de pacificar a região e introduzir alguma da nossa civilização a esses povos menos afortunados. As gentes esperaram horas de pé em formação ordeira erguendo os estandartes imperiais, sendo a segurança mantida por alguns guerreiros tribais da região muito provavelmente Teutões.



Cristianus Ronaldus, capturado em ilhas selvagens afastadas do Mare Nostrum, para lá das colunas de Hércules, este escravo mostrou grande apetência na arena e é uma das grandes esperanças do nosso grupo. Foi agraciado inclusivé com o nome do semi-divino Ronaldus, um dos mais famosos gladiadores dos anos 90.

E é assim que estamos todos com estes bravos e esperamos que defendam bem a sua honra e a do Império.

Ceteum Censeo Castillaiem Esse Delendam.



2 comentários:

J.V disse...

ECCE OFFTOPIC SURRECTUM
que é como quem diz...vejam, offtopic surge.
já era sem tempo deste nosso camarada legionário entrar nas hostilidades...e como podem ver...em grande glória.
esperamos agora pela prestação dos nossos GLADIATORIS por essas arenas helveticas,seguidas de perto por este nosso comentador.

ALEA IACTA EST (os dados estão lançados)

Velho do Benfica disse...

de longe, o post pseudo do ano