quinta-feira, maio 01, 2008

"Special" quem??

A minha relação com Mourinho poderá ser classificada como uma de amor/ódio. Aliás, não serei certamente o único. Não me caiu bem aquela corrida desenfreada pelo estádio com a medalha na mão a fazer inveja ao João Baião. Mas a verdade é que soube merecer o respeito, e o seu curriculum é um exemplo para todo o treinador moderno.

Não vou estar a dissertar sobre a sua caminhada obviamente, todos a sabem, até os não adeptos de bola. O ponto que pretendo focar é o seu estatuto de intocável consequente dessa mesma caminhada.

Defendi Cruyff quando este decidiu meter-se com o auto-intitulado Special One, colocando em causa o seu patamar superior, apesar de ter admitido que foi bem calado por este ultimo. Porém, surgiu esta época um homem que deve estar a calar muitas bocas em Inglaterra, sobretudo porque, silenciosamente, à sua maneira, colocou esta semana precisamente em causa esse trono "especial". Avram Grant já me tinha conquistado no momento em que soube esperar pela sua altura, e esta semana soube mostrar que não me tinha enganado a seu respeito.

Muitos teriam dado a perder esta época tendo como adversários um Arsenal em fase de ascenção (mais uma vez), que tem a primeira metade do campeonato como prova disso mesmo, e claro, um grande Man. United com um "special" Ronaldo que caminha a passos largos para a bota de ouro.

Grant, como disse, soube esperar a sua altura e não tenho à memoria um campeonato que pode bem dar ainda uma grande volta, alias já deu, agora só resta pegar na redondinha e aproveitar.

O titulo deste post é claro exagerado, faltam-lhe umas semanas, e admito que é a minha faceta anti-Mourinho que fala agora mais alto.
Fez ontem algo que Mourinho nunca conseguiu, e se de facto consegue a dobradinha (campeonato e champs) terá sem duvida motivos para sorrir. Parabéns a Drogba decerto, mas creio que é este homem que, apesar de mais herdeiro que criador de uma herança, merece as congratulações finais. Até lá, a sorte protege os audazes.

2 comentários:

falso lento disse...

Depois do Mourinho ter levantado o clube não seria difícil fazer boa figura... A espinha dorsal do Chelsea é toda do Mourinho!
É a mesma coisa que acontece com o FCP... é difícil não ganhar nada com aquela equipa, mesmo com o nabo do Jesualdo no comando. E o mesmo podemos dzr do sr. Ricardo no Barcelona...

Agora só espero que o sr. Grant sofra do síndrome Peseiro...

Anónimo disse...

Pois. Mas a época foi preparada pelo Mourinho.. Como dizes, o Grant é herdeiro e não o criador de uma herança.
De resto, contra um Liverpool como este, nem é assim tão surpreendente... Quem conhece o que foi até há bem pouco tempo (e ainda com o Benitez) o Liverpool, sabe bem que com jogadores como o Drogba, eliminar o Liverpool a duas mãos e a jogar a 2ª mão em casa não é propriamente uma missão impossível.
Para terminar, que bem o Grant a dizer que "só há um special one mas quem fez história fui eu". Resta esperar pelos próximos anos para concluir ou que o Grant é um grande treinador ou que o Grant é um fiasco que não se safa sozinho a preparar equipas.