sábado, maio 10, 2008

Apito Final?! E o prolongamento?

Soube-se ontem as conclusões relativas ao processo designado Apito Final, uma "digivoluçao" do célebre Apito Dourado, que pretendia ser portador de decisões históricas para o nosso futebol. Ora bem, para aqueles que leram ou ouviram as declarações de Ricardo Costa, perceberam, penso eu, que até o próprio homem estava desagradado por aquilo que foi decidido. A manchete do 24 Horas de hoje até o chama "Homem que tramou Pinto da Costa", e que queria ver o FC Porto na Liga de Honra.
O meu primeiro comentário vai então para Ricardo Costa. Não o quero fazer meu cavalo de batalha, tal como o coloca o 24, acho que apenas faz parte de um processo que mais tarde ou mais cedo teria de se expressar com pena de perder a credibilidade (e será que não acabou por perdê-la?). Mas gostei das suas declarações no final, o processo terá tido muitos mais nomes envolvidos, e quando digo nomes digo clubes infelizmente, mas devido a uma lei deficiente as coisas não se resolveram.
Antes de passar então para o meu verdadeiro alvo deste post, quero apenas afirmar que sou benfiquista o suficiente para admitir que o nome do meu clube também estaria naquele processo todo, não por corrupção activa como em outros casos, mas em tentativa dos mesmos. E tenho pena que o fim seja este...
Sendo assim, como odeio mais o policia que não prende do que o ladrão que rouba, o meu desdém centra-se na pessoa que teve a coragem de colocar um ponto final na questão. "Missão cumprida" declarou ele. Quer dizer, há uns momentos atrás o Presidente do Conselho Disciplinar diz a Portugal que só não há mais implicados porque a lei basicamente é uma mer**, e o Presidente da Liga Hermínio Loureiro tem a lata de afirmar que o caso foi resolvido?!
Os portistas que me perdoem, pois não gosto de trazer apenas um lado da moeda para as questões, mas têm de admitir que o vosso Presidente transpareceu tudo aquilo que lhe vai na alma quando decidiu não recorrer dos 6 pontos, que é como quem diz "Isso pa' mim não interessa, são feijões. Agora suspender-me é que não convém claro.". Até o próprio Rui Moreira tem consciência que isso é uma demonstração de prepotência e de admissão de culpa, daí a sua não concordância.
Então qual é o papel do Presidente da Liga? Ricardo Costa já admitiu ter as mãos atadas, mas e Loureiro? Fica sentado? Sem exigir uma (mais que) necessária revisão da lei? É que já nem refiro as duas aves raras do topo da hierarquia Gilberto Madail e Laurentino Dias, o primeiro já se sabe que também tem suspeições até ao pescoço e está para nascer o homem que lhe meta no seu devido lugar que é o desemprego. E Dias é o tipo politico que foi la metido sem perceber um chavo da profissão, que tal como outros Secretários de Estado (e Ministros) não têm consciência do que se passa na "rua".
Portanto, tal como eu, muita gente não se surpreendeu com o resultado deste processo. As leis neste pais são como recordes de desporto, servem para serem quebradas, e quando não as há...melhor. Faço das palavras de Leonor Pinhão minhas "Enquanto o estado da lei não se alterar, os dirigentes por muito que a infrinjam, se tiverem obra feita! Terão sempre legiões de adeptos a apoiá-los.".

1 comentário:

J.V disse...

digiquantas???